quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O COLAPSO DA CLASSE MÉDIA NOS EUA


A classe média está em colapso nos EUA.

Como em Portugal (e na maior parte do resto do mundo) gostamos muito de ter os EUA como referência de modelo económico e de prosperidade, podemos bem ver o que nos está (vai) acontecer.

Dumoc.

___________________________________________

INFLAÇÃO? QUE INFLAÇÃO? QUAL INFLAÇÃO?


A classe média está em colapso nos Estados Unidos

___________________________________________

Quando o meu pai era um menino, o meu avô conseguia sustentar a sua família de quatro pessoas com um único ordenado, o seu.

E quando eu e o meu irmão estávamos a crescer, o meu pai pôde fazer o mesmo.

Este tipo de segurança simplesmente, acabou, já não existe mais. 


Hoje em dia, normalmente, é preciso que os dois pais trabalhem, apenas para poderem proporcionar um padrão de vida confortável. E mesmo assim, nada de mais, só um pouco.

Hoje em dia muitas pessoas contraem empréstimos com os seus cartões de crédito, apenas para sobreviverem. Os jovens são obrigados a endividarem-se por décadas no futuro, simplesmente para pagarem um diploma universitário cada vez mais inútil. 


Sim, a inflação existe. Está escondida. É de longa duração. Mas existe. E ao longo de um período de anos ... até mesmo décadas ... ela consegue alterar os próprios fundamentos da civilização.

Existem duas formas primárias de inflação. Por um lado, há a inflação dos preços dos activos. Isto é, quando o valor de acções, títulos e imóveis sobe.

Mas se a sua é uma família típica, tem que gastar 95% do seu orçamento familiar para sobreviver, a inflação dos preços dos activos não consegue impulsionar nadinha os míseros 5% que consegue poupar.

Não, e ao mesmo tempo, a sua família típica sofre com a outra inflação, a inflação dos preços no comercio de retalho

Isto é, quando o aumento dos custo dos bens e serviços superam o aumento do seu salário ano após ano.

As pessoas com o passar do tempo perdem facilmente esta noção e acabam por perder fio à meada. 

Mas depois de suficiente tempo ter decorrido, a realidade mudou e as pessoas percebem que agora têm que trabalhar ambos os pais apenas para pagar o estilo básico de vida, comida de qualidade, cuidados médicos e educação, aquilo que antes apenas um dos pais conseguia satisfazer com o seu ordenado. 

A inflação dos preços dos activos é algo que beneficia principalmente os ultra ricos. 

Quando só se tem que gastar 5% da sua riqueza com as despesas básicas, e os outros 95% são empregues em investimentos, a tendência é ganhar substancialmente, proporcionalmente ao aumento do valor dos investimentos. 

Este fenómeno tem criado uma das maiores transferências de riqueza na história: uma classe de cidadãos cada vez mais ricos à custa de todos os outros.

Um estudo recente efectuado pela Faculdade de Economia e UC Berkeley em Londres, mostra o quão rapidamente a classe média está a entrar em colapso neste “Mundo livre” da economia de mercado que são os EUA. 

Aqueles, que são apenas cerca de 0,1% no topo da riqueza mundial (160,000 famílias com activos líquidos totais superiores a 20 milhões de $ US em 2012), que no final dos anos 70 representava cerca de 7% de toda a riqueza mundial saltaram para 22% em 2012.

Por outro lado a parte da população com rendimento inferior, que é cerca de 90%, passou de uma participação de 36% para uma quota de 23% no mesmo período.

Este estudo não tem a intenção de protestar contra a desigualdade da distribuição da riqueza, ou sequer sugerir que deveríamos tentar ser mais "iguais".

A igualdade é um ideal perigoso e impossível de se obter.

Cada ser humano é diferente, e sugerir que todos nós devíamos ser iguais ou viver de acordo com os mesmos padrões é um absurdo.

Não importa o quê, sempre existirão pessoas pobres e pessoas ricas. Sempre existirão as pessoas que optam por trabalhar mais, e aquelas que optam por trabalhar menos.

E não há nada de errado nisso. A riqueza é um ideal nobre; não é nada de que se tenha de envergonhar ou pedir desculpa.

É suposto a acumulação de riqueza ser um sinal que significa que você tem feito alguma coisa para criar valor no mundo, que você criou um produto útil que as pessoas desejam, ou que você criou alguma riqueza para os outros.

Mas esse caminho para acumular riqueza agora está morto e mais que enterrado.

O mundo “livre”, costumava ser um lugar onde se podia trabalhar no duro e obter proventos e enriquecer por si próprio, quer fosse montando um negócio, correndo algum risco de investimento, ou a percorrer o caminho até a cadeia.

Contudo, hoje em dia, as autoridades até reprimem e sancionam as crianças que têm a audácia de montar uma banca de limonada sem primeiro tirarem uma licença.


O Estado proteccionista e prepotente impede legalmente os cidadãos de investirem as suas próprias economias em empresas privadas lucrativas, forçando e canalizando esses investimentos para os mercados especulativos, através de acções, títulos e fundos de investimento controlados e manipulados pela banca.

Hoje se conseguir trabalhar para a mesma empresa por mais do que alguns anos, pode considerar-se com sorte. Pois como um ex-colega me disse há alguns meses atrás, poucas pessoas hoje em dia podem dizer que ainda têm uma carreira.

Em vez disso, agora as pessoas são "alugadas" pelas empresas para executar tarefas. 

Já deixou de existir um plano de carreira planeado com evolução e avanços significativos. 

Todos os velhos ideais capitalistas foram substituídos pelo temor, obediência e subserviência ao Estado. Eles conseguiram subjugar completamente toda a classe média.

Os ultra-ricos, entretanto, continuam a ficar mais ricos ainda.

Os bancos centrais põem mais dinheiro em circulação, provocando inflação, e fazendo subir os valores dos activos, que já são propriedade dos ricos, tornando-os ainda mais ricos.

Por outras palavras, se você já nasceu rico, você ficará ainda mais rico. Se não nasceu, cada vez será mais difícil tornar-se rico.

Talento e capacidade para trabalhar no duro contam cada vez menos com o passar dos anos.

Isto TUDO está é terrivelmente, completamente errado. 


Os responsáveis ​​por este estado de coisas, por este sistema completamente avariado, que era suposto ser um sistema capitalista, substituíram-no por esta nova forma de feudalismo. 

Isto é algo que não pode continuar a acontecer.

Existe já toda a tecnologia e as ferramentas que permitem às pessoas retomar o poder e controle das suas vidas e divorciarem-se desta funesta realidade.

Podemo-nos libertar
É uma questão de escolha



fontes: