sábado, 19 de outubro de 2013

155 anos antes do 1º gif animado

Cerca de 155 anos antes da CompuServe ter apresentado o primeiro gif animado em 1987 , o físico belga Joseph Plateau anunciou a  sua invenção chamada Phenakistoscope , um dispositivo que é considerado como o primeiro mecanismo para a verdadeira animação. 

O gadget, muito simples, (pode aprender como o fazer neste link) contou com a Persistência da visão ou persistência retiniana, como princípio para permitir a ilusão de imagens em movimento.


O phenakistoscope utiliza um disco giratório ligado verticalmente a um cabo (que serve para o segurar em posição). Dispostas em volta do centro desse disco (do lado contrário ao espectador) ficam uma série de desenhos mostrando as várias  fases da animação, e cortadas no disco uma série de fendas radiais espaçadas a intervalos certos.


O espectador gira o disco e olha através das fendas em movimento, a reflexão das imagens num espelho.

O Varrimento das imagens reflectidas através das fendas, impede que as imagens fiquem desfocadas pelo movimento rotativo e o espectador vê uma sucessão de imagens que parece ser uma única imagem em movimento.


Apesar de Plateau  ser creditado como o inventor do dispositivo , havia na época, inúmeros outros matemáticos e físicos que estavam a trabalhar em ideias semelhantes,e todos eles estavam era a desenvolver as ideias e a obra  do matemático grego Euclides e  de Sir Isaac Newton , que também tinha identificado os princípios que estão por trás do funcionamento do phenakistoscope .


Mas, que tipo de coisas é que as pessoas queriam ver animadas e despertavam a curiosidade e as "obrigavam" a espreitar para este dispositivo?


Bem, leões a comer pessoas. Mulheres transformando-se em bruxas. E outras imagens mais selvagens e psicadélicas, muito ao contrário dos gifs animados de hoje.


Incluiu-se aqui uma selecção de algumas das primeiras imagens animadas, várias das quais são cortesia  de Richard Balzer que as foi minuciosamente digitalizando de phenakistoscopes antigos.

Obrigado Richard Balzer 

vejam mais da sua coleção na tumblr