ToE - Teoria de Tudo

 ToE

Uma Teoria de Tudo, ou teoria do todo, ou ainda teoria unificada ou unificadora, expressão mais simples para Teoria da Grande Unificação, ou TGU (ou ToE por suas iniciais em inglês), é a teoria ciantífica hipotética que unificaria, procuraria explicar e ligar numa só estrutura teórica, todos os fenómenos físicos (juntando a mecânica quântica e a relatividade geral) num único tratamento teórico e matemático.







A Física moderna

Na corrente principal da física atual, a Teoria de Tudo poderia unificar todas as interacções fundamentais da natureza, que são consideradas como quatro:


força gravitacional
força nuclear forte
força nuclear fraca
força electromagnética

Por a força nuclear forte poder transmutar as partículas elementares de uma classe para outra, a teoria de tudo tem que conter uma profunda compreensão dos vários diferentes tipos de partículas assim como das diferentes forças.

O padrão previsível das teorias é o seguinte:


"Algumas pessoas vão ficar desapontadas se não puder existir uma teoria final, que possa ser formulada por um número finito de princípios. Eu pertencia a este grupo, mas mudei de ideias"

— Stephen Hawking


_____________________________________


Não se acredita que nenhuma teoria física existente neste momento seja totalmente (precisamente) exacta.

Em vez disso, a física tem evoluído através duma série de "aproximações sucessivas" que vão permitindo cada vez mais previsões precisas sobre uma ampla gama de fenómenos.

Muitos físicos crêem que existem muitos erros nos elaborados modelos teóricos que descrevem a natureza mais íntima da realidade, e sustentam que esta série de aproximações não terminará nunca.

Mesmo Einstein expressou a sua visão em várias ocasiões.

Do seu ponto de vista podemos razoavelmente esperar por "uma" teoria de tudo consistente - em si mesma - que incorpore todas as forças conhecidas actualmente, mas não devemos esperar conseguir a resposta final.


Por outro lado estava aberto a opinar que apesar da aparente complexidade matemática de cada teoria, estas se poderiam simplificar. Mas que depois desta simplificação ocorrida, o processo de simplificação não pode continuar ndefinidamente.

_____________________________________________
poderá também gostar de:

Quasi Immortals

Os Maiores mistérios