Luzes Tóxicas -- O Lado Negro das Lâmpadas Economizadoras

afinal não são tão ECO FRIENDLY como as "pintaram"


Porque foi tomada na UE a decisão de banir as lâmpadas de incandescência e as substitur por CFL, as lâmpadas economizadoras?

Foi tomada no auge do debate sobre as alterações climáticas que começou na Austrália e se espalhou por todo o mundo, todos estavam a desatarraxar lâmpadas e ninguém queria ser deixado para trás, incluindo a EU.

Não havia como travar.

As Lâmpadas incandescentes tinham que ser banidas para salvar o mundo.


O sistema dos lobbys voltou a funcionar. Os burocratas, da comissão Europeia tem círculos de amigos que trabalharam em rede, e tem que ficar bem claro que as questões ambientais não são necessariamente a prioridade mais alta, mas em vez disso as decisões tomadas são fortemente influenciadas pelos interesses dos mercados.

Não há lucro nas lâmpadas incandescentes, talvez alguns cêntimos, a margem de lucro é muito maior nas CFCs.




Cuidados a ter quando se parte uma lâmpada CFL



Efeitos tóxicos

O mercúrio causa lesões ao sistema nervoso central, sistema endócrino (glândulas), rins e outros órgãos, e afeta de forma adversa a boca, as gengivas e os dentes.

A exposição por longos períodos de tempo ou a exposição aguda ao vapor de mercúrio pode resultar em dano ao cérebro e morte.

O mercúrio e seus compostos são particularmente tóxicos aos fetos e às crianças.

Mulheres que estiveram expostas ao mercúrio durante a gravidez deram à luz crianças com sérios defeitos de nascimento (e.g., doença de Minamata).


__________________________________________________

poderá também gostar de:

Água engarrafada