9 Cenários para o fim do mundo


1 AQUECIMENTO GLOBAL



O maior de todos os medos apocalípticos, a mudança climática é realmente a maior ameaça que paira sobre o planeta, segundo muitos cientistas.

A mudança climática pode fazer os climas extremos tornarem-se ainda mais graves, aumentando as secas em algumas áreas, mudando a distribuição de animais e provocando doenças em todo o mundo e fazer com que áreas do planeta mais baixas sejam submersas em consequência do aumento do nível do mar.

Esta cascata de mudanças pode levar a instabilidade política, a grave seca, à fome, o colapso dos ecossistemas e outras mudanças que farão da Terra um lugar inóspito para se viver.

2 IMPACTO DE ASTEROIDE


É o argumento mais utilizado nos filmes catastróficos, mas os cientistas estão legitimamente preocupados que uma rocha vida do espaço possa acabar com a vida na Terra. Já aconteceu antes e seguramente voltará a acontecer.

Foi um impacto de meteoro que condenou os dinossauros, e no evento de Tunguska, um meteoro maciço terá danificado cerca de 2.000 quilómetros quadrados de floresta siberiana em 1908. Mas o que é ainda mais assustador, é que os astrónomos só conhecem apenas uma fracção das rochas espaciais no sistema solar.

3 PANDEMIAS


Novos agentes patogénicos mortais vão surgindo a cada ano que passa: pandemias recentes incluem surtos de Sars, a gripe aviária, e, mais recentemente, um coronavírus chamado MERS que teve origem na Arábia Saudita.

Devido à nossa economia altamente interligada globalmente, uma doença mortal pode se espalhar rapidamente.

4 AS DOENÇAS NATURAIS NÃO SÃO AS ÚNICAS A TEMER


As doenças naturais não são as únicas a temer.
Em 2011, a comunidade científica ficou em pânico porque investigadores conceberam uma versão mutante do H5N1 da gripe aviária, que era transmissível em furões e transmitida através do ar. Os resultados provocou receios que nessa engenharia de doenças mortais, estas poderiam inadvertidamente escapar do laboratório ou ser intencionalmente lançadas, conduzindo a uma pandemia global.

5 AMEAÇA FUNGICA


Apesar das ameaças bacterianas serem perigosas, as ameaças fúngicas são ainda mais assustadoras “apareceu uma nova doença fúngica nos anfíbios que está a ter efeitos devastadores, ao acabar com todas as rãs dos Estados Unidos.

Um fungo igualmente fatal nos seres humanos seria catastrófico. E, embora as bactérias sejam mortais, os antibióticos também são abundantes.

Em comparação, sabemos muito menos sobre o tratamento de infecções fúngicas

6 GUERRA NUCLEAR GLOBAL


Muitos cientistas ainda estão preocupados com a ameaça clássica para o fim-do-mundo: a guerra nuclear global. Além do desequilibrado líder norte-coreano Kim Jong Un e os esforços nucleares secretos do Irão, os enormes stocks de armas nucleares em todo o mundo poderiam causar a sua destruição se fossem parar em mãos erradas.

7 ROBOTS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


O Filme "O Exterminador " pode ser ficção científica, mas máquinas de matar não estão longe da realidade. As Nações Unidas apelaram recentemente a uma proibição de robôs assassinos - presumivelmente porque os especialistas receiem que vários países estejam a desenvolve-los.

Muitos cientistas informáticos pensam que nos aproximamos duma singularidade, o ponto em que a inteligência artificial ultrapassará a inteligência humana.

Se esses robots serão bons ajudantes ou o flagelo da humanidade ainda está em debate. Mas muita coisa pode correr mal quando existem robots hiper- inteligentes armados com armas poderosas por aí.

8 SUPERLOTAÇÃO


O receio dum mundo superpovoado apareceu no século 18, quando Thomas Malthus previu que o crescimento da população causaria fome em massa e sobrecarregaria o planeta. Com a população mundial em 7 biliões e continuando a aumentar, muitos conservacionistas pensam que o aumento da população é uma das principais ameaças para o planeta.

Claro que nem todos concordam: Muitos pensam que o crescimento da população vai se estabilizar nos próximos 50 anos, e que a humanidade irá encontrar soluções e neutralizar as consequências negativas da superlotação que hoje ocorre.

9 EFEITO BOLA DE NEVE



Se bem que cada um desses cenários possa acontecer, a maioria dos cientistas acha que um efeito bola de neve de vários eventos é o mais provável. 

Por exemplo, o aquecimento global pode aumentar a prevalência de patógenos ao mesmo tempo que causa mudanças generalizadas no clima. Ao mesmo tempo, o colapso do ecossistema poderia tornar mais difícil a produção de alimentos, sem abelhas para polinizar plantações ou árvores para filtrar a água agrícola.

Assim, em vez de uma catástrofe épica, vários factores relativamente pequenos, vão ligeiramente piorando a vida na Terra, até que gradualmente esta se degradada.

poderá igualmente gostar de:

 AVISO IMPORTANTE

 aviso importante de Carl Sagan

    de Carl Sagan