terça-feira, 30 de junho de 2015

COUNTDOWN PARA O FIM DO EURO?

O Fundo Monetário Internacional subiu drasticamente a parada nas negociações sobre a dívida Grega, deixando-as paralisadas na quinta-feira passada, ao fazer a sua delegação abandonar as negociações em Bruxelas e voar para casa devido às suas grandes intransigências com Atenas.




O FMI e a União Europeia levaram com um grande balde de água fria quando ouviram da boca do corajoso primeiro-ministro grego Alexis Tsipras (ao contrários dos subservientes Passos )para pararem de jogar com o futuro do seu país falido e tomarem as decisões cruciais necessárias para evitar um default devastador para a Grécia e toda a zona euro.


"Existem grandes diferenças entre nós na maioria das áreas-chave", disse o porta-voz do FMI Gerry Rice, em Washington. "Não houve algum progresso na redução dessas diferenças recentemente e, portanto, estamos bem longe de um acordo."

A Grécia precisava de um acordo para desbloquear a ajuda antes do final do mês, quando devia pagar ao FMI 1600 milhões de Euros, o que o governo Grego disse já não ir acontecer.

Esta medida foi tomada ao mesmo tempo que foi anunciado um referendo sobre a proposta da Comissão Europeia (CE).

Junker e Merkl (que tudo têm feito para condenar o povo Grego à pobreza) foram apanhados de surpresa e já voltaram atrás, propondo agora ajuda a troco da participação de Tsyras a favor do Sim no referendo, algo que só muito improvavelmente acontecerá-

Não em grego é OXI



A Grécia parece ter apanhado os "Cavalheiros" alemães pelos tomates que agora têm pouca margem de manobra.

a campanha do medo (em Portugal resulta)

o melhor que a Europa teve para oferecer

Quem se recente é a moeda única, pois para os "mercados" depois desta tomada de posição FMI/CE já não consideram um euro grego um euro.

Como se sabe que no mar Egeu, foram descobertos poços de petróleo, é mais que certo que a Grécia (afinal surpreendentemente rica) possa distinguir (facilmente) quem os ajuda  de quem os afunda.


O que está em jogo é mais o futuro (e a sobrevivência) da Europa (enquanto projecto politico/económico/social) do que propriamente a sobrevivência do povo Grego.

Apesar disto tudo...

Na Grécia: "Estamos a fazer esforço adicional" para ter novo plano

_______________________________________________

"Before you embark on a Journey of Revenge, Dig Two Graves" Confucius (504 bc)

“The darkest places in hell are reserved for those who maintain their neutrality in times of moral crisis.”

"If angry, count to ten. This will give you time to find a weapon." - Will Spencer
______________________________________________
poderá gostar também de:


geo-politica global









A Democracia está a morrer