quarta-feira, 8 de abril de 2015

SNOWDEN EM NEW YORK

A policia de Nova York (NYC ) removeu uma estátua de Edward Snowden que foi secretamente instalada no Parque de Brooklyn 


Vestidos como trabalhadores da construção civil com coletes coloridos reflectores, um grupo de artistas trabalhou bem cedo na 2ª feira no Parque de Brooklyn e instalou uma estátua como homenagem a Edward Snowden que denunciou ao mundo os atentados aos direitos e à liberdade que a agência de segurança norte americana NSA comete contra todos os cidadãos do mundo incluindo os seus próprios.


Mas ao meio dia já tinha sido removida



O busto de Snowden estava no topo duma coluna no Monumento aos Mártires do navio - prisão  em Fort Greee Park, local construído para homenagear e recordar mais de 11.000 prisioneiros de guerra americanos que morreram a bordo dos navios Ingleses durante a guerra da revolução Americana.



A escolha do local não foi uma coincidência

Falando anonimamente, os artistas, disseram que escolheram aquele local por estar carregado de significado e ser muito respeitado e reverenciado pelos Americanos.

Posiciona Snowden como uma continuação duma história que começou no início dos Estados Unidos da América.

Uma história representada pela demanda e luta pela liberdade dos americanos capturados.  


"Acreditamos que Snowden realmente continua essa história" 

"ela é sustentada por um conjunto de ideais que (nos) permitem viver livremente, e não a estarmos sujeitos e confinados a sermos vigiados e monitorizados pelo governo"

"Não é possível a liberdade de expressão quando nos sentimos a exercê-la debaixo dum olho omnipresente"

Já antes tinham sido criadas estátuas de Snowden, mas tinham sido concebidas como instalações móveis.

A escultura erigida em Fort Greene Park foi pensada para ser permanente. Os artistas tinham esperanças que a cidade tivesse considerado deixar a escultura onde ela foi colocada, mas também estavam preparados para o inevitável.
Mas a NYPD removeu a escultura

_______________________________________

A história por detrás da estátua
 de Edward Snowden
Os três artistas -- dois dos quais planearam a ideia enquanto um terceiro criou a escultura com uma "qualidade museu" -- passaram a maior (e a melhor) parte deste ano a preparar este projecto

A sua dedicação e trabalho árduo compensaram

Animal New York's Bucky Turco, que em exclusivo documentou a instalação, na manhã de segunda feira, disse que parecia tão oficial que muitos cidadãos que passeavam os seus cães passavam sem se aperceberem de nada.



Apesar de terem considerado outros locais para instalarem a escultura --Belvedere Castle era um dos locais -- sentiram que o monumento aos mártires se ajustava mais convenientemente aos ideais a que se referiam as revelações de Snowden.


Dá a toda a ideia muito mais significado.
Não é somente acerca de Snowden. É acerca dos ideais que ele queria defender e ajudar os outros a preocuparem-se com eles.

"Ele é um tipo que os media tradicionais retractaram como traidor, ou terrorista, muito da mesma maneira como os Ingleses trataram os mártires naqueles tempos de guerra revolucionária"
"Agora com uma perspectiva de 200 anos reconhecemos que eles lutaram por algo que hoje todos estamos muito agradecidos. Esperamos conseguir mudar percepções, abrir os olhos às pessoas, para que percebam que pode existir uma história diferente daquela que lhes é contada"


Idealmente, para os artistas, a cidade teria preservado a estátua e teria-a tornado acessível às pessoas, permitindo aos Nova Iorquinos que continuassem a conversa que começou com as divulgações que Snowden 
fez dos documentos da NSA e entregou a Glenn Greenwald

Numa declaração apelaram à cidade que adopta-se e protege-se a estátua da mesma maneira que o fizeram com o Wall Street Bull


A cidade de Nova York tem uma longa tradição de acolher e acarinhar artistas e os desafios que os discursos das suas obras defendem. Para manter esta tradição, esperamos que Nova York acolha e proteja esta obra, muito à maneira de quando foi concedido  ao "Wall Street Bull" um lugar publico depois da sua instalação conturbada de guerrilha.

Mesmo apesar de já estar a ser pensada a sua remoção, ainda existe a possibilidade  da cidade a tornar acessível à exposição pública duma maneira
legal.

A nossa esperança adicional é que esta doação tenha produzido uma renovação cultural ao espaço, inspirando mais visitantes a meditarem nos sacrifícios feitos em nome das suas liberdades e a sua responsabilidades em garantir que as nossas liberdades perdurem por muito tempo no futuro

 ______________________________

"Se olharmos para trás na história, as pessoas que homenageamos hoje com estátuas -- seguramente as pessoas que se rebelaram contra as regras Inglesas -- foram fora da lei nessa altura, hoje são heróis


"Questionamos-nos se no longo percurso do tempo Snowden não será um dia considerado também um herói"


este artigo foi traduzido por dumoc daqui

_____________________________________________________________________

Também é bastante hilariante e divertida a preocupação que as pessoas têm com a capacidade do governo ver as fotografias dos seus PÉNIS.

____________________________

poderá gostar também de:

Privacidade = Liberdade







A Google