terça-feira, 2 de dezembro de 2014

"INGINHEIRO" Tullius Detritus

Tullius Detritus

"Sócas", o "inginheiro", faz-me lembrar o Tullius Detritus.

Tulius Detritus, é um personagem, das aventuras de Asterix, o simpático habitante duma pequena e pacata aldeia que lá vai resistindo ao totalitarismo Imperial, neste caso não de Bruxelas, mas sim de Roma, apenas apoiada pelos conhecimentos secretos do povo, simbolizados numa poção mágica, e na proteção dívina de Toutatis.

Tullius é um terrível intriguista que deixa um rasto verde (os balões com os diálogos têm um fundo verde para simbolizar graficamente a tensão nas discussões) de discórdia por todos os sítios em que passa, manejando com eficácia o princípio de dividir para reinar.


Tullius,tal como José Socrates,é um hábil mentiroso (do mesmo calibre que PEDRO PASSOS COELHO) , talentoso a provocar discussões, eficaz ao ponto de pôr em fúria o mais calmo dos mortais.

Atirado para a arena do circo, como castigo para a sua traição, escapa indemne, após ter posto os leões a comerem-se uns aos outros.

Isto porque, mesmo preso (ou detido se preferirem) continua a gerar discórdia e confusão...não apenas nos meios de comonicação social, na sociedade portuguesa, dentro e fora das fronteiras de portugal...

e também na cadeia alentejana ...uma discussão entre o inspetor João Sousa e o ex-PSP José Gomes aconteceu frente à cabine telefónica da prisão onde está José Sócrates... levando a cenas de pancadaria.

________________________________


Sou da mesma opinião que Vasco Pulido Valente que o descreve um artigo de opinião no Jornal Publico de 28 de Novembro de 2014 em que o descreve como um fingidor.
______________________________________


Como o resto do país, não sei nem me cabe saber se o prenderam justa e justificadamente. Sei – e, para mim, chega – que o homem é um fingidor.


mas também consigo inferir que:


Sei que se ele conseguisse justificar a proveniência dos milhões, não se encontraria privado da liberdade.


Também sei que se a "justiça" conseguisse provar as acusações que profere contra ele, a mãe do ex 1º ministro também se encontraria presa por fazer, obviamente, parte activa da alegada corrupção

E sei ainda que os milhões aqui em causa são "migalhas" quando comparados aos verdadeiros motivos que "supostamente"levaram os corruptores a pagar estas "insignificâncias" a Sócrates, (não o filósofo mas sim o materialista) e que são exactamente esses  "montantes" que constituem o "grosso" da nossa dívida pública.

Por isso, parece-me ser bem invocada para comparação com ex 1º ministro de Portugal, José Sócrates, esta personagem criada por Goscinny, Tullius Detritus, pois como ele deixou todo um povo em Palpos de Aranha.

__________________________________
Pode Ler todo o artigo de opinião de Vasco Pulido Valente aqui:
Como o resto do país, não sei nem me cabe saber se o prenderam justa e justificadamente.Sei – e, para mim, chega – que o homem é um fingidor.

______________________________________________