sábado, 27 de dezembro de 2014

BLUE EYES, BLUE EYES...

Como os olhos azuis obtêm a sua cor

A cor não lhes vem dum pigmento, é na verdade muito mais fascinante do que isso.

Os seus olhos não são azuis (ou verdes), por conterem células pigmentadas. Como Paul Van Slembrouck nos explica, a sua cor é, na verdade estrutural, e envolve um pouco de física muito interessante, mesmo.

A parte colorida do olho é chamada de íris, e é composta de duas camadas - o epitélio na parte de trás e o estroma na parte da frente.

O epitélio tem uma espessura de apenas duas células e contém pigmentos pretos-marrom - as manchas escuras que algumas pessoas têm em seu olho é, de fato, o epitélio que “espreita” através do estroma.


Pelo contrário, o estroma, é constituído por fibras de colagénio incolores.


Às vezes, o estroma contém um pigmento escuro chamado melanina, e algumas vezes ele contém depósitos de colagénio em excesso.

E duma maneira extremamente fascinante, são esses dois factores que controlam a cor dos olhos.

Olhos castanhos, por exemplo, contêm uma alta concentração de melanina no seu estroma, que absorve a maior parte da luz que entra no olho, independentemente da deposição de colágeno, dando-lhes a sua cor escura.

Os olhos verdes não têm muita melanina neles, mas também não têm depósitos de colagénio. Isto significa que, enquanto uma parte da luz que entra é absorvida pelo pigmento, as partículas no estroma também dispersam a luz segundo o efeito de Tyndall, que cria uma tonalidade azul (que é semelhante à dispersão de Rayleigh que faz com que o céu seja azul).


Combinado com a melanina castanha, resulta em que apareçam os olhos verdes. 


Os olhos azuis são potencialmente os mais fascinantes, pois a sua cor é totalmente estrutural. Pessoas com olhos azuis têm um estroma totalmente incolor sem pigmento algum, que também não contém depósitos de colagénio em excesso. Isto significa que toda a luz que entra é dispersa de volta para a atmosfera e, como resultado do efeito de Tyndall, cria uma tonalidade azul.

Curiosamente, isso significa que os olhos azuis não têm realmente uma cor - tudo depende da quantidade de luz disponível quando se olha para eles.

A coloração estrutural também dá cor às borboletas, carne e frutas vermelhas, como Van Slembrouck explica.
 


"Imagine que você poderia ir-se encolhendo até ter um tamanho microscópico e depois trepar através da malha de fibras no estroma. É daí que a coloração estrutural provém ...

... e nessa malha também existem filamentos de tecido muscular liso que se contraem para dilatar (expandir) a pupila, puxando a borda interna da íris em direcção à borda externa. Quando isso acontece, as fibras do estroma afrouxam e podem tornar-se wiggly enquanto libertam a tensão.

Isso faz-me pensar que nessa altura isso altera ligeiramente a cor dos seus olhos, certo? "

para descobrir como olhos cinzentos e cor de avelã obtêm a sua cor, e também para ver uns belos diagramas que explicam a coloração estrutural, leia mais no site de Van Slembrouck




_______________________________________________________________
poderá gostar também de: