quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Um motor Espacial 'Impossivel' pode afinal vir a FUNCIONAR

é o que sugerem os testes feitos pela NASA

Em todo o mundo os investigadores trabalham e esforçam-se por desenvolver e demonstrar novos sistemas de propulsão espaciais que possam ter o potencial de abrir novas fronteiras na exploração do cosmos. 


Credit: NASA/Glenn Research Center


Parece que começa a ficar cada vez mais claro que uma tecnologia “impossível” de propulsão espacial afinal funciona mesmo.

Os investigadores do centro espacial Johnson da NASA, situado em Huston (USA Texas) descobriram que um sistema impulsionador de micro-ondas, que não necessita de propulsor (combustível sólido ou liquido), na verdade consegue gerar uma pequena quantidade de impulso como foi noticiado no Wired UK reported  na quinta-feira ( 31 de Julho)

Se a tecnologia se desenvolver, pode tornar os voos espaciais muito mais baratos e velozes, abrindo potencialmente o cosmos à exploração.

“Os resultados dos testes mostram que o desenho da cavidade de impulsão de RF [radio frequencia] ressonante, não existindo nada de semelhante, enquanto dispositivo eléctrico de propulsão, produz uma força que não é atribuída a nenhum fenómeno electro magnético clássico

E, portanto, demonstra uma interacção com o plasma virtual quântico do "vácuo”, foram estas as conclusões do estudo da equipa da NASA que foi apresentado na quarta-feira (30 de Julho) na 50ª Conferência da Joint Propulsion em Cleveland






As origens do sistema de propulsão testado pela equipa da NASA remontam ao investigador Inglês Roger Shawyer, que declarou que a sua “EmDrive” gera propulsão mediante a injecção acelarada de micro-ondas numa câmara. Não existe a necessidade de propulsor, uma vez que a energia solar pode produzir as micro-ondas. 

Shawyer afirma que a sua companhia, Satellite Propulsion Research Ltd., testou com sucesso várias versões experimentais do impulsionador. Mas muitos cientistas denegriram ou recusaram tais afirmações, dizendo que o sistema de propulsão viola a lei de consevação do “momentum”.

Contudo em 2012, uma equipa Chinesa de pesquisadores construiu a sua própria versão do sistema e verificou que na verdade funciona, gerando impulso suficiente para mover um satélite. Nessa altura um cientista americano chamado Guido Fetta construiu o seu próprio engenho, a que chamou “Cannae Drive” e convenceu a equipa da NASA onde está incluído o pesquisador da warp drive ,Sonny White, a experimentá-lo, o que eles fizeram ao longo de oito dias em Agosto de 2013. 





Os cientistas da NASA concluíram que a “Cannae Drive” produz de 30 a 50 micronewtons de impulsão – menos de 0,1% do medido pela equipa chinesa, mas no entanto demonstrando que a tecnologia funciona.

O Impulsionador poderá funcionar “agarrando”, de alguma maneira, as partículas sub atómicas que continuamente “borbulham” aparecendo e desaparecendo na existência, sugerem os pesquisadores da NASA. Os resultados obtidos e a tecnologia são suficientemente promissores para garantir futuros estudos, concluíram.

Os próximos planos para os futuros testes incluem verificação e validação noutras instalações de pesquisa independentes.


Pode consultar o resultado das pesquisas da equipa da NASA no seu ARTIGO FINAL Aqui sem pagar nada. http://ntrs.nasa.gov/search.jsp?R=20140006052

Traduzido por Carlos B. Cunha


Follow us@Spacedotcom, Facebook or Google+.
Primeiramente publicado em Space.com.